2010

BOLSISTAS QUE ATUARAM EM 2010:

Marcos Vinicius Fagundes Padilha

Fernando Mazetto Brizola

Mônica Piotsckowski


HORÁRIOS 2010:




PIBID Matemática 2010

O Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busatto – Ensino Fundamental e Médio, de Francisco Beltrão, conta com o projeto PIBID – Matemática desde seu início em maio de 2010. Inicialmente, o projeto era conduzido pelos bolsistas Marcos Vinicius Fagundes Padilha  e Fernando Mazetto Brizola , ficando assim até  setembro de 2010 quando, com a saída do bolsista Marcos, a bolsista Mônica Piotsckowski, que trabalhava com o projeto no Colégio Estadual Tancredo Neves, passou a compor a equipe. Contando sempre o a orientação e supervisão da professora Beatriz Lescht da Silveira.
Durante o ano de 2010, as atividades do projeto foram desenvolvidas todas as terça – feiras em contra turno. Pela manhã eram trabalhadas atividades de reforço escolar e a preparação para a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sendo todas essas atividades destinadas aos alunos do Ensino Fundamental. No período da tarde, as atividades eram de preparação para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e para a OBMEP , sendo estas destinadas aos alunos do Ensino Médio
As atividades com as turmas de reforço escolar foram realizadas neste colégio apenas neste ano de 2010, as mesmas eram destinadas aos alunos do Ensino Fundamental no período da manhã. Neste período, foram atendidos cerca de 20 alunos, sendo estes oriundos de 6º a 8º anos ( antigas5ª, 6ª e 7ª séries), sendo suas participações e permanência nas atividades do projeto definidas pela professora Beatriz, pelos bolsistas e pela equipe pedagógica da escola. Como esses alunos foram trabalhados assuntos que eles vêem em suas respectivas séries do Ensino Fundamental, bem como exercícios de fixação de conteúdo, e ainda aulas objetivando tirar as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo visto em sala de aula.

As atividades desenvolvidas com esses alunos foram bem gratificantes e conseguimos, em sua grande maioria, uma melhora no rendimento escolar e em seus desenvolvimentos de raciocínio lógico matemático. Alguns destes alunos participam hoje de outras atividades que a escola oferece, inclusive em nossas turmas do projeto, de preparação para a OBMEP.

 Durante este ano de 2010, primeiro ano de projeto na escola, foram desenvolvidas também duas turmas de preparação para a OBMEP: uma no período da manhã, para alunos de níveis 1 e 2, contando com cerca de 10 alunos e destinados a alunos de Ensino Fundamental. E outra no período da tarde, destinada a cerca de 7 alunos do Ensino Médio, nível 3. Além disso, durante a segunda metade do ano, também foram realizadas aulas de preparação para o ENEM, destinadas a todos os alunos do Ensino Médio interessados e de livre acesso, contando com cerca de 15 participantes durante este período.

O trabalho com estes alunos foi muito interessante e engrandecedor, já que estes eram muito comprometidos com o ato de aprender e desenvolver os conhecimentos. Com eles foram trabalhados os principais conteúdos do Ensino Médio, bem como exercícios referentes a eles, além de atividades recreativas. Além disso, nós também aprendemos muito com eles, tanto como pessoas quanto como futuros profissionais que seremos, sendo maior ainda foi a gratificação de ver muitos deles obtendo bons resultados em suas respectivas carreiras.
Com a chegada do final do ano e das atividades do projeto durante o mesmo, a idéia de realizar a 1ª Exposição de jogos e desafios matemáticos surgiu como oportunidade de mostrar à comunidade escolar um pouco das atividades que foram desenvolvidas por nós, bolsistas, e pelos alunos em suas participações no projeto. Esta exposição foi realizada no dia 07 de dezembro de 2010, por 16 alunos de 6º e 7º anos (antigas5ª e 6ª séries), nas dependências do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, mais precisamente na biblioteca da escola.

Para a exposição foram utilizados os jogos e materiais que a escola disponibiliza e que são para uso dos alunos. Os alunos se dedicaram ao estudo e preparação para a apresentação a que se dispuseram. Durante a mesma os alunos apresentaram e explicaram sobre jogos, desafios e atividades matemáticos. Entre elas temos: Tangran, material dourado, alongamento matemático, desafio de xadrez, Mancala, desafio dos carros, poliedros de Platão e sólidos geométricos. Todas estas atividades haviam sido previamente trabalhadas nas aulas do projeto e os alunos atuaram como multiplicadores explicando aquilo que aprenderam aos demais.
Os demais alunos e professores do colégio tiveram a oportunidade de participar deste evento, bem como toda a comunidade escolar. Ambos aprovaram a iniciativa e as apresentações feitas pelos alunos. E  mais importante: tudo sob o olhar dos próprios alunos, que gostaram muito de poder ensinar aos demias o que haviam aprendido, motivando também a participação dos demais nas atividades do PIBID Matemática na escola. No fim, prevaleceu em nossos multiplicadores os sentimentos de satisfação e de dever cumprido através do trabalho desenvolvido, e em todos nós o orgulho de ver nosso trabalho se proliferando.
Os principais momentos do evento foram registrados pelos bolsistas.












Algumas das fotos da exposição juntamente com um pequeno texto, escrito pela equipe do projeto, foram enviados e publicados em uma página destinada à educação do jornal local.

Os resultados do projeto PIBID Matemática no Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busatto no ano de 2010, bem como a 1ª Exposição de jogos e desafios matemáticos, foi apresentado em forma de pôster no XVII Erematsul - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, que aconteceu de 07 a 10 de setembro em Curitiba - PR. Sendo este trabalho desenvolvido sob a orientação do coordenador de área do PIBID Matemática Santos Richard Willer Sanguino Bejarano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário