PIBID Matemática na UTFPR


A primeira atividade do PIBID Matemática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Matemática, neste ano de 2012 foi o PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, que aconteceu de 23 a 27 de janeiro nas dependências da UTFPR câmpus Pato Branco. O evento foi organizado pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, e apresentado pelo mesmo através de teleconferência para todo o Brasil.
Tal programa tem por objetivo oferecer um aperfeiçoamento gratuito e de qualidade para os professores e aspirantes a tal cargo, como nós bolsistas PIBID de matemática, da rede pública educacional brasileira.
Os conteúdos deste curso: Tópicos de Análise Combinatória, Medida e forma em geometria, Logaritmos, Trigonometria, Números complexos; Coordenadas no plano, Coordenadas no espaço, Introdução à geometria espacial, Progressão, Matemática financeira e Construções geométricas foram apresentados durante o período da manhã professores do IMPA: Elon Lages Lima (coordenador), Eduardo Wagner, Paulo Cesar Carvalho, Luciano Castro e vídeo de Augusto César Morgado através das videoaulas que eram transmitidas ao vivo do IMPA para as instituições participantes utilizando a infraestrutura da RNP, sendo apresentados dois conteúdos por manhã. E na parte da tarde, com o apoio e organização dos professores da UTFPR: Gilberto Souto e Jackson Luchesi, em grupos, resolvíamos alguns exercícios propostos sobre os conteúdos estudados. Após a resolução, os exercícios eram apresentados e discutidos pelos grupos em conjuntos com os professores.
Como um todo, tal programa foi de grande ganho para nós, futuros professores brasileiros, pois podemos aperfeiçoar tanto nossos conhecimentos sobre a matemática do Ensino Médio, quanto a maneira como devemos ensinar tais conteúdos aos alunos. Além disso, a resolução dos exercícios em grupos nos propiciou a discussão dos mesmos e uma visão mais ampla das soluções.
No início do segundo semestre deste mesmo ano, participamos novamente do PAPMEM, que foi realizado da mesma forma que o já mencionado e com os conteúdos: Poliedros, Teorema de Euler, Progressões, Volumes, Matemática financeira, Retas e planos, Combinatória, Médias e Princípio das gavetas, e Probabilidade.
 Na semana dos dias 01 a 07 de fevereiro de 2012, aconteceu em toda rede estadual de ensino do Paraná, o Planejamento Escolar e a Semana Pedagógica para o primeiro semestre deste ano letivo, do qual nós participamos. Nesta semana foram discutidos, os projetos e eventos que a escola a serem promovidos durante este ano de 2012. Tais atividades foram baseadas no Planejamento Escolar do ano anterior, discutindo o que deu certo, propondo alterações e mudanças, buscando novas atividades.
Neste momento alguns pais foram convidados a participar das atividades, foram discutidos nesta semana alguns textos referentes a educação, sendo estes: Avaliação da aprendizagem; visão geral de Cipriano Carlos Luckesi, o qual trata-se de uma entrevista dada por Luckesi ao Jornalista Paulo Camargo. Na entrevista o autor cita vários pontos relevantes em relação a avaliação, o ato de avaliar não só na escola mas na vida, os benefícios que a avaliação pode ter  no cotidiano escolar, os sistemas de avaliação, entre outros pontos.
Também foi trabalhado o artigo Debater é preciso, de Sandra Zákia L. Sousa, que aborda os focos de avaliação em educação, que se definem segundo a autora, com seus propósitos e objetivos. Fala sobre o uso dos resultados da avaliação no processo escolar. Trata da avaliação da aprendizagem, da autoavaliação institucional, avaliação externa e avaliação de desempenho docente. A autora também faz uso de citações e falas de Luckesi.
Como neste ano o colégio recebeu uma menina surda, foram discutidas algumas formas de trabalhar com ela, como lidar com a situação, como orientar os demais alunos, entre outros pontos relevantes e que podem tornar esta experiência muito produtiva para todos.
Também foram comentados e discutidos alguns cursos que serão oferecidos durante a Semana Pedagógica de Julho/12, sendo decidido por ofertar uma palestra para pais, alunos e professores a respeito de sexualidade, e um curso sobre tecnologia para os professores.
Por fim, foram discutidos os rumos que o PIBID, assim como outros projetos oferecidos pela escola, tomariam e, elaborada e discutida a programação para o primeiro dia letivo de 2012.
Depois destes eventos, junto com o calendário escolar, foram iniciadas as atividades do PIBID na escola. Estas não contemplaram, apenas, turmas de reforço, visto que o colégio já desenvolve atividades neste segmento com turmas de Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, nossas atividades foram voltadas à preparação para as provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, e ao projeto de pesquisa pedagógica que desenvolvemos com nossos alunos, sendo estas sempre desenvolvidas em período de contraturno.
De modo geral as atividades ocorreram bem durante este ano de 2012, que já é o terceiro ano do projeto PIBID Matemática no colégio. Muitos dos alunos participam desde o início do mesmo, mas, todos os anos temos a entrada de alunos novos, o que diversifica as turmas e dá a oportunidade de outras pessoas participarem.
Os alunos que participam do projeto são, em sua maioria, comprometidos com a tarefa de estudar e interessados pelo que fazem, querem sempre aprender mais e ir além da sala de aula. Alguns deles estão hoje estudando como bolsistas em colégios particulares e outros já estão até frequentando cursos superiores. E esta é, portanto, uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos nele.
Além disso, durante todo este tempo como bolsistas do projeto PIBID, nos deparamos com diversas situações, tanto fora quanto em sala de aula, que nos fizeram crescer como pessoas e como profissionais da educação. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade da educação pública em nosso país e das dificuldades encontradas em nossa profissão, além de termos a oportunidade de experimentar, tentar novas técnicas de ensino, de provar, e tudo isso foi e será muito importante para nossa vida como futuros professores. Por fim, tivemos a oportunidade de conhecer e desenvolver muitas coisas novas durante este período, conhecemos muitas pessoas e fizemos amigos, e sobretudo, amaduremos muito nossas idéias como profissionais da educação.
Neste ano também, tendo em vista todos os aspectos benéficos do xadrez no desenvolvimento intelectual, o interesse dos alunos e nossa afinidade com o jogo, foi que resolvemos desenvolver um projeto voltado para este esporte. Intitulado “Desenvolvendo saberes através do xadrez”, este projeto foi desenvolvido vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID Matemática, da UTFPR - campus Pato Branco/PR, do qual somos bolsistas.
A proposta básica do projeto era comprovar que o xadrez é realmente muito importante no desenvolvimento das crianças no âmbito escolar, especificamente na área da matemática. E também saber em quais aspectos a prática do jogo contribui e em que nível de aproveitamento isso acontece.
Inicialmente, as aulas tiveram como tema a história do xadrez, seu surgimento, desenvolvimento e importância histórica e atual. Também fizemos algumas menções sobre campeonatos, regras, comportamento, etc.
Quanto ao conteúdo, de início foi a posição do tabuleiro, nomes das casas, posição e movimento das peças, movimentos especiais e registros de partidas. Além disso, foram trabalhados alguns exercícios envolvendo regras, de xeque-mate, de lances impossíveis, etc.
Posteriormente, iniciamos conteúdos mais avançados, como finais de partidas, mate de rei e dama, mate de rei e torre; além de tipos de aberturas, dicas de boas e más jogadas em cada momento da partida e exercícios de fixação.
Durante as atividades do projeto de pesquisa pedagógica, buscamos mostrar coisas novas aos nossos alunos, os levamos para participar de um festival de xadrez, trouxemos uma palestra e uma gincana com grande enxadrista de nossa região, além de filmes e atividades recreativas sobre xadrez.
Ao fim deste ano, vemos que tudo o que foi feito foi bem aproveitado e de grande valia para todos os envolvidos neste projeto, nós, assim como os alunos, aprendemos e crescemos muito depois desta nova e distinta experiência. Esperamos que nossos alunos tenham aproveitado ao máximo esta oportunidade e continuem a praticar este esporte tão interessante que é o xadrez.
Na UFFPR, durante os seminários formativos e das olimpíadas tivemos muitas atividades durante o ano de 2012, como: seminários de novas tecnologias e utilização do software Cabri, discussões sobre técnicas de ensino da matemática e atividades lúdico pedagógicas,



















 atividades voltadas a cada uma das pesquisas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas PIBID, resolução de exercícios das provas da OBMEP, do banco de questões e de outras provas de matemática brasileiras, seminários sobre jogos e atividades pedagógicas, postura em sala de aula, etc.
Como um todo, muitas foram as atividades desenvolvidas durante este ano de 2012 no PIBID, todas elas nos trouxeram algo de bom e aprimoraram nossas experiências e conhecimentos como futuros professores de matemática.


Dentre as atividades desenvolvidas no projeto PIBID Matemática 2012, estão aquelas relacionadas com os projetos de pesquisa pedagógica dos bolsistas:

A ludicidades e os registros de representação semiótica como estratégias metodológicas para alunos com defasagem na aprendizagem da matemática. Orientadora: Profª Dra. Janecler Aparecida Amourim Colombo e, bolsistas Bruna Cristina Vergutz e Talita Pilati Alves.
http://pibidmatematicacetn.blogspot.com.br/p/atividades-pesquisa-pedagogica.html

Funções - Gráficos. Orientadora: Profª Dra Teodora Pinheiro e, bolsistas Alcione Cappelin e Emanuela Galvan.
http://pibidmatematicaceab.blogspot.com.br/p/projeto-i.html


Matemática Financeira com Excel. Orientador: Prof Ms. Luiz Carlos Scheitt e bolsista Ana Kelly Ecker.
http://pibidcecg.blogspot.com.br/p/projeto-matematica-financeira-com-o.html




O papel da interdisciplinariedade entre Matemática e Física e sua influência no cotidiano do aluno do Ensino Básico. Orientador: Prof. Dr. Adriano Gomes e bolsista Evandro Riva.
http://pibidcecg.blogspot.com.br/p/projeto-o-papel-da-interdisciplinaridad_26.html


Neste ano de 2012, também fomos convidados a participar da Feira de Conhecimentos do colégio Suplicy de Francisco Beltrão e do qual fizemos parte:




































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