A
primeira atividade do PIBID Matemática – Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência Matemática, neste ano de 2012 foi o PAPMEM – Programa de
Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, que aconteceu
de 23 a 27 de janeiro nas dependências da UTFPR câmpus Pato Branco. O evento
foi organizado pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, e
apresentado pelo mesmo através de teleconferência para todo o Brasil.
Tal
programa tem por objetivo oferecer um aperfeiçoamento gratuito e de qualidade
para os professores e aspirantes a tal cargo, como nós bolsistas PIBID de
matemática, da rede pública educacional brasileira.
Os
conteúdos deste curso: Tópicos de Análise Combinatória, Medida e forma
em geometria, Logaritmos, Trigonometria, Números complexos; Coordenadas no
plano, Coordenadas no espaço, Introdução à geometria espacial, Progressão,
Matemática financeira e Construções geométricas foram apresentados
durante o período da manhã professores do IMPA: Elon Lages Lima (coordenador),
Eduardo Wagner, Paulo Cesar Carvalho, Luciano Castro e vídeo de Augusto César
Morgado através das videoaulas que eram transmitidas ao vivo do IMPA para as
instituições participantes utilizando a infraestrutura da RNP, sendo
apresentados dois conteúdos por manhã. E na parte da tarde, com o apoio e
organização dos professores da UTFPR: Gilberto Souto e Jackson Luchesi, em
grupos, resolvíamos alguns exercícios propostos sobre os conteúdos estudados.
Após a resolução, os exercícios eram apresentados e discutidos pelos grupos em
conjuntos com os professores.
Como
um todo, tal programa foi de grande ganho para nós, futuros professores
brasileiros, pois podemos aperfeiçoar tanto nossos conhecimentos sobre a matemática
do Ensino Médio, quanto a maneira como devemos ensinar tais conteúdos aos
alunos. Além disso, a resolução dos exercícios em grupos nos propiciou a
discussão dos mesmos e uma visão mais ampla das soluções.
No
início do segundo semestre deste mesmo ano, participamos novamente do PAPMEM,
que foi realizado da mesma forma que o já mencionado e com os conteúdos: Poliedros,
Teorema de Euler, Progressões, Volumes, Matemática financeira, Retas e planos,
Combinatória, Médias e Princípio das gavetas, e Probabilidade.
Na semana dos dias 01 a 07 de fevereiro de
2012, aconteceu em toda rede estadual de ensino do Paraná, o Planejamento
Escolar e a Semana Pedagógica para o primeiro semestre deste ano letivo, do
qual nós participamos. Nesta semana foram discutidos, os projetos e eventos que
a escola a serem promovidos durante este ano de 2012. Tais atividades foram
baseadas no Planejamento Escolar do ano anterior, discutindo o que deu certo,
propondo alterações e mudanças, buscando novas atividades.
Neste
momento alguns pais foram convidados a participar das atividades, foram
discutidos nesta semana alguns textos referentes a educação, sendo estes:
Avaliação da aprendizagem; visão geral de Cipriano Carlos Luckesi, o qual
trata-se de uma entrevista dada por Luckesi ao Jornalista Paulo Camargo. Na
entrevista o autor cita vários pontos relevantes em relação a avaliação, o ato
de avaliar não só na escola mas na vida, os benefícios que a avaliação pode
ter no cotidiano escolar, os sistemas de
avaliação, entre outros pontos.
Também
foi trabalhado o artigo Debater é preciso, de Sandra Zákia L. Sousa, que aborda
os focos de avaliação em educação, que se definem segundo a autora, com seus
propósitos e objetivos. Fala sobre o uso dos resultados da avaliação no
processo escolar. Trata da avaliação da aprendizagem, da autoavaliação
institucional, avaliação externa e avaliação de desempenho docente. A autora
também faz uso de citações e falas de Luckesi.
Como
neste ano o colégio recebeu uma menina surda, foram discutidas algumas formas
de trabalhar com ela, como lidar com a situação, como orientar os demais
alunos, entre outros pontos relevantes e que podem tornar esta experiência
muito produtiva para todos.
Também
foram comentados e discutidos alguns cursos que serão oferecidos durante a
Semana Pedagógica de Julho/12, sendo decidido por ofertar uma palestra para
pais, alunos e professores a respeito de sexualidade, e um curso sobre
tecnologia para os professores.
Por
fim, foram discutidos os rumos que o PIBID, assim como outros projetos
oferecidos pela escola, tomariam e, elaborada e discutida a programação para o
primeiro dia letivo de 2012.
Depois
destes eventos, junto com o calendário escolar, foram iniciadas as atividades
do PIBID na escola. Estas não contemplaram, apenas, turmas de reforço, visto
que o colégio já desenvolve atividades neste segmento com turmas de Ensino
Fundamental e Médio. Sendo assim, nossas atividades foram voltadas à preparação
para as provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas e do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, e ao projeto de pesquisa
pedagógica que desenvolvemos com nossos alunos, sendo estas sempre
desenvolvidas em período de contraturno.
De
modo geral as atividades ocorreram bem durante este ano de 2012, que já é o terceiro
ano do projeto PIBID Matemática no colégio. Muitos dos alunos participam desde
o início do mesmo, mas, todos os anos temos a entrada de alunos novos, o que
diversifica as turmas e dá a oportunidade de outras pessoas participarem.
Os
alunos que participam do projeto são, em sua maioria, comprometidos com a
tarefa de estudar e interessados pelo que fazem, querem sempre aprender mais e
ir além da sala de aula. Alguns deles estão hoje estudando como bolsistas em
colégios particulares e outros já estão até frequentando cursos superiores. E
esta é, portanto, uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos
nele.
Além
disso, durante todo este tempo como bolsistas do projeto PIBID, nos deparamos
com diversas situações, tanto fora quanto em sala de aula, que nos fizeram
crescer como pessoas e como profissionais da educação. Tivemos a oportunidade
de conhecer a realidade da educação pública em nosso país e das dificuldades
encontradas em nossa profissão, além de termos a oportunidade de experimentar,
tentar novas técnicas de ensino, de provar, e tudo isso foi e será muito
importante para nossa vida como futuros professores. Por fim, tivemos a
oportunidade de conhecer e desenvolver muitas coisas novas durante este
período, conhecemos muitas pessoas e fizemos amigos, e sobretudo, amaduremos
muito nossas idéias como profissionais da educação.
Neste
ano também, tendo em vista todos os aspectos benéficos do xadrez no
desenvolvimento intelectual, o interesse dos alunos e nossa afinidade com o
jogo, foi que resolvemos desenvolver um projeto voltado para este esporte.
Intitulado “Desenvolvendo saberes através do xadrez”, este projeto foi
desenvolvido vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência- PIBID Matemática, da UTFPR - campus Pato Branco/PR, do qual somos
bolsistas.
A
proposta básica do projeto era comprovar que o xadrez é realmente muito
importante no desenvolvimento das crianças no âmbito escolar, especificamente
na área da matemática. E também saber em quais aspectos a prática do jogo
contribui e em que nível de aproveitamento isso acontece.
Inicialmente,
as aulas tiveram como tema a história do xadrez, seu surgimento,
desenvolvimento e importância histórica e atual. Também fizemos algumas menções
sobre campeonatos, regras, comportamento, etc.
Quanto
ao conteúdo, de início foi a posição do tabuleiro, nomes das casas, posição e
movimento das peças, movimentos especiais e registros de partidas. Além disso,
foram trabalhados alguns exercícios envolvendo regras, de xeque-mate, de lances
impossíveis, etc.
Posteriormente,
iniciamos conteúdos mais avançados, como finais de partidas, mate de rei e
dama, mate de rei e torre; além de tipos de aberturas, dicas de boas e más
jogadas em cada momento da partida e exercícios de fixação.
Durante
as atividades do projeto de pesquisa pedagógica, buscamos mostrar coisas novas
aos nossos alunos, os levamos para participar de um festival de xadrez,
trouxemos uma palestra e uma gincana com grande enxadrista de nossa região,
além de filmes e atividades recreativas sobre xadrez.
Ao fim
deste ano, vemos que tudo o que foi feito foi bem aproveitado e de grande valia
para todos os envolvidos neste projeto, nós, assim como os alunos, aprendemos e
crescemos muito depois desta nova e distinta experiência. Esperamos que nossos
alunos tenham aproveitado ao máximo esta oportunidade e continuem a praticar
este esporte tão interessante que é o xadrez.
Na
UFFPR, durante os seminários formativos e das olimpíadas tivemos muitas
atividades durante o ano de 2012, como: seminários de novas tecnologias e
utilização do software Cabri, discussões sobre técnicas de ensino da matemática
e atividades lúdico pedagógicas,
atividades voltadas a cada uma das pesquisas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas PIBID, resolução de exercícios das provas da OBMEP, do banco de questões e de outras provas de matemática brasileiras, seminários sobre jogos e atividades pedagógicas, postura em sala de aula, etc.
atividades voltadas a cada uma das pesquisas pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas PIBID, resolução de exercícios das provas da OBMEP, do banco de questões e de outras provas de matemática brasileiras, seminários sobre jogos e atividades pedagógicas, postura em sala de aula, etc.
Como um
todo, muitas foram as atividades desenvolvidas durante este ano de 2012 no PIBID,
todas elas nos trouxeram algo de bom e aprimoraram nossas experiências e
conhecimentos como futuros professores de matemática.
Dentre as atividades desenvolvidas no projeto PIBID Matemática 2012, estão aquelas relacionadas com os projetos de pesquisa pedagógica dos bolsistas:
A ludicidades e os registros de representação semiótica como estratégias metodológicas para alunos com defasagem na aprendizagem da matemática. Orientadora: Profª Dra. Janecler Aparecida Amourim Colombo e, bolsistas Bruna Cristina Vergutz e Talita Pilati Alves.
http://pibidmatematicacetn.blogspot.com.br/p/atividades-pesquisa-pedagogica.html
http://pibidmatematicacetn.blogspot.com.br/p/atividades-pesquisa-pedagogica.html
Funções - Gráficos. Orientadora: Profª Dra Teodora Pinheiro e, bolsistas Alcione Cappelin e Emanuela Galvan.
http://pibidmatematicaceab.blogspot.com.br/p/projeto-i.html
Matemática Financeira com Excel. Orientador: Prof Ms. Luiz Carlos Scheitt e bolsista Ana Kelly Ecker.
http://pibidcecg.blogspot.com.br/p/projeto-matematica-financeira-com-o.html
O papel da interdisciplinariedade entre Matemática e Física e sua influência no cotidiano do aluno do Ensino Básico. Orientador: Prof. Dr. Adriano Gomes e bolsista Evandro Riva.
http://pibidcecg.blogspot.com.br/p/projeto-o-papel-da-interdisciplinaridad_26.html
Neste ano de 2012, também fomos convidados a participar da Feira de Conhecimentos do colégio Suplicy de Francisco Beltrão e do qual fizemos parte:
Muito bacana os desafios! Gostei bastante da didática.
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