2012

HORÁRIOS 2012
 BOLSISTAS 2012

JOEL TAVARES

MÔNICA PIOTSCKOWSKI







PIBID Matemática 2012
Na primeira metade deste ano de 2012 desenvolvemos atividades de preparação para a OBMEP  - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, com alunos de nível 1 e 2, no período da manhã, inicialmente durante cinco aulas e posteriormente, com o início do projeto de xadrez em junho, estas aulas passaram a ser três destinadas a OBMEP e duas ao projeto. No período vespertino, desenvolvemos preparação para a OBMEP nível 3 e para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, durante três aulas. No período da manhã temos cerca de 12 alunos participantes, e à tarde temos de 8 a 10 alunos frequentando as aulas.
Como no período da manhã temos alguns alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e estes ainda não tem uma base sólida quanto aos conteúdos matemáticos necessários, iniciamos as atividades deste ano com uma tomada dos conteúdos mais relevantes, e que eles precisavam saber para realizarem a prova da OBMEP. Tais conteúdos contemplam: números naturais e inteiros (produção histórico – cultural, operações, problemas, aplicações), números racionais (representação decimal, figural, percentual; operações; simplificação, aplicações), múltiplos e divisores ( máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, problemas, aplicações), regra de três simples, equação de primeiro grau, etc. Entre outros conteúdos que surgiram no decorrer das aulas.
A partir desses conteúdos foram desenvolvidos vários exercícios de assimilação e de aplicações dos mesmos. Com os alunos do período da tarde focamos mais nos exercícios, trazendo listas, atividades lúdicas, brincadeiras, etc. e conforme os assuntos e as dúvidas surgiam, nós revisávamos os conteúdos.
Para o ENEM, a partir da análise das provas dos anos anteriores, dividimos as aulas em diversos conteúdos do Ensino Médio, os que tem maior frequência nas provas, a cada aula iniciamos revisando esses conteúdo, explicando os tópicos mais importantes e dando exemplos. Posteriormente, propomos aos alunos uma lista de exercícios, retirados das provas, sobre o conteúdo visto, e ao final corrigimos os mesmo com a ajuda dos alunos, sanando as dúvidas.



















Projeto de Pesquisa Pedagógica : DESENVOLVENDO SABERES ATRAVÉS DO XADREZ

        Nos últimos anos, com a importância que o xadrez vem tendo no desenvolvimento intelectual humano, o tema “xadrez e educação” tem estado mais presente nos debates institucionais. Todavia em países em desenvolvimento, salvo algumas exceções, os jogos de estratégia ainda não são muito comumente utilizados em sala de aula. No Brasil, a implantação do xadrez nas escolas já é vista como fundamental por pedagogos e coordenadores, e isto vem sendo feito, mais especificamente nos últimos quinze anos. (PIMENTA, 2012)
         No estado do Paraná o projeto encontra-se em fase bastante avançada, sobretudo pelos esforços do grande mestre Jaime Sunye Neto e de sua equipe de trabalho. Em Curitiba já existem torneios que mobilizam mais de oitocentas crianças em cada etapa, e em todo estado estima-se que o número de alunos envolvidos com o xadrez passe de quinhentos mil.
         Na cidade interiorana de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, à cerca de 460 km da capital Curitiba, isso não é diferente. Coordenado pelo professor de educação física, vice-presidente do interior da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR, e presidente do Clube de Xadrez da cidade: Jerry Pilati, o projeto “Da Escola para a Vida” que acontece desde 2001, engloba 21 escolas da Rede Municipal de Educação, e envolve cerca de 8 mil alunos em aulas semanais de xadrez.
         Tal projeto é apoiado totalmente pelas autoridades governamentais da cidade, escolas, equipes pedagógicas, pais e alunos. Sendo muitas as atividades motivadas aos alunos e a capacitações dos professores, tais como simultâneas, torneios, xadrez gigante, xadrez pedagógico, cursos, visitas as escolas, palestras, etc. Sendo que todos os envolvidos apóiam e acreditam que esta iniciativa pode e está dando muito certo, na busca de proporcionar aos nossos alunos uma formação e um desenvolvimento intelectual superior aos demais.
         Tendo em vista todos esses aspectos benéficos do xadrez no desenvolvimento intelectual, o interesse dos alunos e nossa afinidade com o jogo, foi que resolvemos desenvolver um projeto voltado para este esporte. Intitulado “Desenvolvendo saberes através do xadrez”, este projeto está sendo desenvolvido vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID Matemática, da UTFPR - campus Pato Branco/PR, do qual somos bolsistas.
         A proposta básica do projeto é comprovar que o xadrez é realmente muito importante no desenvolvimento das crianças no âmbito escolar, especificamente na área da matemática. E também saber em quais aspectos a prática do jogo contribui e em que nível de aproveitamento isso acontece.
         Os alunos participantes do projeto são estudantes do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busatto, do distrito de Nova Concórdia, interior da cidade de Francisco Beltrão, já mencionada anteriormente. Inicialmente, para este projeto de xadrez, os alunos foram avaliados com alguns exercícios de matemática retirados do Banco de Questões da Obmep 2010, para que assim pudéssemos ter uma noção de qual era o nível do raciocínio lógico e matemático de cada um.
         A partir disso, iniciamos as aulas no projeto. Essas acontecem uma vez por semana, durante uma hora e meia, nas dependências do colégio. O conteúdo que está sendo desenvolvido inicia do básico, como regras e movimentos de peças, e pretende ir até os conteúdos mais avançados possíveis, como por exemplo, análise crítica de partidas importantes e exercícios avançados de raciocínio.
         Como os alunos que estão participando das aulas de xadrez também participam das atividades do projeto PIBID – Matemática, que ocorre no colégio a cerca de dois anos e meio, poderemos analisar de perto e constantemente o processo de desenvolvimento desses alunos através do xadrez, e se realmente ele é benéfico ou não. Além disso, ao final do projeto de xadrez faremos diversas atividades avaliativas para comprovar os resultados.
         As aulas de xadrez tiveram início em 12 de junho de 2012, com dez alunos participantes, e aulas uma vez por semana, seguindo o calendário escolar até o final do ano letivo. No decorrer do projeto vamos organizar alguns torneios em sala e um torneio interno, envolvendo todos os alunos do colégio. Os melhores classificados neste serão motivados a participar do Festival de Xadrez, que ocorre todos os anos em Francisco Beltrão e envolve as escolas do município.
         Esperamos que esta pequena iniciativa renda bons frutos e resultados positivos no seu desfecho, que os alunos possam absorver alguma coisa boa dessa experiência e que outros educadores também se sintam motivados a desenvolver atividades neste sentido. Para nós, futuros professores, com certeza será muito gratificante e de grande valia em nossa carreira.
         “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)



















Preparação para a OBMEP e ENEM:

Durante este ano foram formadas duas turmas de preparação para a OBMEP. Uma delas no período da manhã contemplando alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, sendo assim de níveis 1 e 2 da prova da OBMEP. As aulas foram ministradas nas terças-feiras, durante os três primeiros horários da manhã e com a participação de cerca de 15 alunos ao decorrer do ano. Com os mesmos foram trabalhados os principais conteúdos do 6º, 7º e 8º anos e que são fundamentais para a realização de uma boa prova, sendo estes:

*      Conjunto dos números naturais – Fundamentação histórico-cultural, reta numérica com números naturais, operações básicas, expressões numéricas, atividades de fixação e problemas;
*      Multiplicidade e divisibilidade – Critérios de divisibilidade de 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10; múltiplos e divisores dos números naturais, números primos, decomposição em números primos, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, atividades de fixação e problemas;
*      Conjunto dos números inteiros - Fundamentação histórico-cultural, reta numérica com números inteiros, operações básicas, expressões numéricas, atividades de fixação e problemas;
*      Conjunto dos números racionais - Fundamentação histórico-cultural, reta numérica com números racionais, forma decimal, percentual e fracionária dos números racionais, tipos de fração, comparação de frações, operações básicas, simplificação de frações e forma irredutível de uma fração, expressões numéricas, atividades de fixação e problemas;
*      Geometria – Classificação e nomenclatura das figuras planas, cálculo da área e do perímetro das figuras planas mais simples: triângulo, quadrado, retângulo, noções de volume, volume paralelepípedo, atividades de construção, fixação e problemas;
*      Grandezas e medidas – Principais unidades de medida, comparação e transformação de medidas, atividades de fixação e problemas;
*      Equação e sistemas de equação de primeiro grau - Fundamentação histórico-cultural, expressões algébricas, equação de primeiro grau, sistema de equações de primeiro grau, atividades de fixação e problemas;
*      Razão e proporção - razão, proporção, relação entre grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regra de três simples, atividades de fixação e problemas.

Durante todos os conteúdos vistos durante o ano, foram trabalhados exercícios e problemas retirados das provas e do Banco de Questões da OBMEP, e que envolviam os conteúdos ditos. Além disso, por considerarmos de extrema importância, sempre buscamos trabalhar com lógica matemática, principalmente com exercícios que desenvolvessem a capacidade de pensar e de resolver problemas de nossos alunos.
Para facilitar a aprendizagem dos conteúdos e tornar as aulas mais interessantes, foram utilizados diversos recursos lúdicos, como: jogos, atividades recreativas, dobraduras, montagem do cubo mágico, etc.
No período da tarde, trabalhamos durante os três primeiros horários com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e com alunos do Ensino Médio, visando a preparação dos mesmos para as provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Nesta turma as atividades foram diversificadas e atendendo aos dois objetivos da mesma. Com estes alunos também trabalhamos com alguns conteúdos estruturantes como: estatística, análise combinatória, probabilidade, progressão aritmética e geométrica, geometria plana e espacial, equações de primeiro e segundo grau, matemática financeira, e, exercícios e problemas envolvendo os conteúdos vistos.
Além disso, como na outra turma, trabalhamos bastante com exercícios e problemas de lógica, visando o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos nossos alunos. Com esta turma, nos detemos bastante na resolução de exercícios, principalmente retirados do banco de questões e das provas anteriores da OBMEP, e das provas dos anos anteriores do ENEM. Com isso, buscamos dar aos nossos alunos, uma noção dos tipos de exercícios e conteúdos que são cobrados normalmente, além de terem conseguido desenvolver a capacidade interpretar e trilhar os caminhos buscando a resolução correta.

Avaliação das atividades desenvolvidas:

De modo geral as atividades ocorreram bem durante este ano de 2012, que já é o terceiro ano do projeto PIBID Matemática no colégio. Muitos dos alunos participam desde o início do mesmo, mas, todos os anos temos a entrada de alunos novos, o que diversifica as turmas e dá a oportunidade de outras pessoas participarem.
Os alunos que participam do projeto são, em sua maioria, comprometidos com a tarefa de estudar e interessados pelo que fazem, querem sempre aprender mais e ir além da sala de aula.
Alguns dos alunos que passaram pelo projeto estão hoje estudando como bolsistas em colégios particulares e outros já estão até frequentando cursos superiores. E esta é, portanto, uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos nele.
Além disso, durante todo este tempo como bolsistas do projeto PIBID, nos deparamos com diversas situações, tanto fora quanto em sala de aula, que nos fizeram crescer como pessoas e como profissionais da educação. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade da educação pública em nosso país e das dificuldades encontradas em nossa profissão, além de termos a oportunidade de experimentar, tentar novas técnicas de ensino, de provar, e tudo isso foi e será muito importante para nossa vida como futuros professores. Por fim, tivemos a oportunidade de conhecer e desenvolver muitas coisas novas durante este período, conhecemos muitas pessoas e fizemos amigos, e sobretudo, amaduremos muito nossas idéias como profissionais da educação.
































Em virtude do término do ano letivo de 2012, reunimos a equipe pedagógica da escola e a equipe do projeto PIBID para uma avaliação das atividades desenvolvidas nos ano, desta reunião foi lavrada a seguinte ata:


ATA DA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO PIBID 2012 DO COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO FAIVRO BUSATO – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FRANCISCO BELTRÃO-PR


Às 08 horas e 22 minutos do dia 11 do mês dezembro do ano de 2012, tendo por local as dependências do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato – FB, foi realizada uma reunião visando discutir sobre as atividades desenvolvidas no projeto PIBID Matemática no colégio durante o presente ano. A seguir constam os tópicos discutidos na reunião:
1.      Durante este ano de 2012 não foram desenvolvidas atividades de reforço escolar, visto que a escola é de pequeno porte e a mesma já desenvolve atividades nesta área;
2.      Foram desenvolvidas neste ano atividades com alunos de níveis 1, 2 e 3. Estas foram de grande valia para a aprendizagem e crescimento dos alunos, porém vimos maior falta de interesse do que nos anos passados, o que resultou na falta de medalhistas e de menções honrosas, considerando também, que por ser esta uma escola de pequeno porte tivemos poucos representantes nas provas da OBMEP da segunda fase;
3.      No Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, nunca foram realizadas atividades de acompanhamento dos bolsistas na sala, pela necessidade de manter os alunos durante todo o período, visto que os alunos que participam do projeto permanecem o dia todo nas dependências do colégio. Logo, não foram criados cadernos de tarefas para os alunos;
4.      Em relação à infraestrutura da escola, a mesma disponibilizou uma sala própria para o PIBID neste ano, o que muito interessante, já que pudemos desenvolver nossas atividades com maior liberdade e espaço físico. Quanto aos recursos, a escola sempre nos disponibilizou impressões e materias lúdico pedagógicos para uso durante nossas aulas. Além disso, sempre tivemos todos os espaços das dependências do colégio à nossa disposição para uso em nossas atividades;
5.      No conselho de classe foi discutida a aprendizagem dos alunos e maneiras de melhorá-la em sala de aula e também na sala de apoio à aprendizagem que é disponibilizada pela escola aos alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental;
6.      Para o ano de 2013 está previsto no calendário escolar que a Semana Pedagógica será realizada nos dias 04 a 08 de fevereiro, visto que os dias 07 e 08 são destinados ao Planejamento Escolar;
7.      A equipe do PIBID Matemática 2012 no colégio sempre esteve bem entrosada, trabalhando sempre em conjunto, discutindo as idéias e novas formas de dar andamento ao projeto. No decorrer do ano não ocorreram problemas significativos que pudessem interferir no andamento do projeto;
8.       Um dos principais benefícios do blog é que esta é uma nova forma de levar o conteúdo aos alunos, de forma dinâmica e diferenciada, porém como se trata de um colégio do interior, muitos alunos não tem acesso ao mesmo. Além disso, o blog como um todo é de grande valia, pois é uma forma de divulgar novas ideias e de mostrar à sociedade o que o projeto PIBID Matemática tem feito, além de proporcionar novas idéias sobre o ensino da matemática.

Estiveram presentes na reunião a diretora do colégio, Leila Ronsani, a pedagoga Alexandra Mônica Steinbach, a supervisora do projeto na escola, Beatriz Lestch da Silveira, bem como os bolsistas PIBID, Joel Tiago de Medeiros Tavares e Mônica Piotsckowski. Os trabalhos foram finalizados às 09 horas e 22 minutos daquela data. Para constar, eu, Mônica Piotsckowski, lavrei a presente Ata que será assinada por todos os participantes da reunião.


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Assinatura da diretora do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato - FB

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Nome completo



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Assinatura da pedagoga do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato - FB

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Nome completo



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Assinatura da supervisora do PIBID Matemática na escola

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Nome completo


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Assinaturas dos bolsistas PIBID Matemática na escola

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Nomes completos





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