BOLSISTAS 2012
JOEL TAVARES
MÔNICA PIOTSCKOWSKI
PIBID Matemática 2012
Na
primeira metade deste ano de 2012 desenvolvemos atividades de preparação para a
OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, com alunos de nível 1 e 2, no período da manhã, inicialmente durante
cinco aulas e posteriormente, com o início do projeto de xadrez em junho, estas
aulas passaram a ser três destinadas a OBMEP e duas ao projeto. No período
vespertino, desenvolvemos preparação para a OBMEP nível 3 e para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio,
durante três aulas. No período da manhã temos cerca de 12 alunos participantes,
e à tarde temos de 8 a 10 alunos frequentando as aulas.
Como
no período da manhã temos alguns alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e
estes ainda não tem uma base sólida quanto aos conteúdos matemáticos
necessários, iniciamos as atividades deste ano com uma tomada dos conteúdos
mais relevantes, e que eles precisavam saber para realizarem a prova da OBMEP.
Tais conteúdos contemplam: números naturais e inteiros (produção histórico –
cultural, operações, problemas, aplicações), números racionais (representação
decimal, figural, percentual; operações; simplificação, aplicações), múltiplos
e divisores ( máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, problemas, aplicações),
regra de três simples, equação de primeiro grau, etc. Entre outros conteúdos
que surgiram no decorrer das aulas.
A
partir desses conteúdos foram desenvolvidos vários exercícios de assimilação e
de aplicações dos mesmos. Com
os alunos do período da tarde focamos mais nos exercícios, trazendo listas,
atividades lúdicas, brincadeiras, etc. e conforme os assuntos e as dúvidas
surgiam, nós revisávamos os conteúdos.
Para o ENEM, a partir da análise das provas dos anos anteriores, dividimos as aulas em diversos conteúdos do Ensino Médio, os que tem maior frequência nas provas, a cada aula iniciamos revisando esses conteúdo, explicando os tópicos mais importantes e dando exemplos. Posteriormente, propomos aos alunos uma lista de exercícios, retirados das provas, sobre o conteúdo visto, e ao final corrigimos os mesmo com a ajuda dos alunos, sanando as dúvidas.
Projeto de Pesquisa Pedagógica : DESENVOLVENDO SABERES ATRAVÉS DO XADREZ
Nos últimos anos, com a importância que o xadrez vem tendo
no desenvolvimento intelectual humano, o tema “xadrez e educação” tem estado
mais presente nos debates institucionais. Todavia em países em desenvolvimento,
salvo algumas exceções, os jogos de estratégia ainda não são muito comumente
utilizados em sala de aula. No Brasil, a implantação do xadrez nas escolas já é
vista como fundamental por pedagogos e coordenadores, e isto vem sendo feito,
mais especificamente nos últimos quinze anos. (PIMENTA, 2012)
No estado do
Paraná o projeto encontra-se em fase bastante avançada, sobretudo pelos
esforços do grande mestre Jaime Sunye Neto e de sua equipe de trabalho. Em
Curitiba já existem torneios que mobilizam mais de oitocentas crianças em cada
etapa, e em todo estado estima-se que o número de alunos envolvidos com o
xadrez passe de quinhentos mil.
Na cidade
interiorana de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, à cerca de 460 km da
capital Curitiba, isso não é diferente. Coordenado pelo professor de educação
física, vice-presidente do interior da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR,
e presidente do Clube de Xadrez da cidade: Jerry Pilati, o projeto “Da Escola
para a Vida” que acontece desde 2001, engloba 21 escolas da Rede Municipal de
Educação, e envolve cerca de 8 mil alunos em aulas semanais de xadrez.
Tal projeto
é apoiado totalmente pelas autoridades governamentais da cidade, escolas,
equipes pedagógicas, pais e alunos. Sendo muitas as atividades motivadas aos
alunos e a capacitações dos professores, tais como simultâneas, torneios,
xadrez gigante, xadrez pedagógico, cursos, visitas as escolas, palestras, etc.
Sendo que todos os envolvidos apóiam e acreditam que esta iniciativa pode e
está dando muito certo, na busca de proporcionar aos nossos alunos uma formação
e um desenvolvimento intelectual superior aos demais.
Tendo em
vista todos esses aspectos benéficos do xadrez no desenvolvimento intelectual,
o interesse dos alunos e nossa afinidade com o jogo, foi que resolvemos
desenvolver um projeto voltado para este esporte. Intitulado “Desenvolvendo
saberes através do xadrez”, este projeto está sendo desenvolvido vinculado ao
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID Matemática, da
UTFPR - campus Pato Branco/PR, do qual somos bolsistas.
A proposta
básica do projeto é comprovar que o xadrez é realmente muito importante no
desenvolvimento das crianças no âmbito escolar, especificamente na área da
matemática. E também saber em quais aspectos a prática do jogo contribui e em
que nível de aproveitamento isso acontece.
Os alunos
participantes do projeto são estudantes do Colégio Estadual Arnaldo Faivro
Busatto, do distrito de Nova Concórdia, interior da cidade de Francisco
Beltrão, já mencionada anteriormente. Inicialmente, para este projeto de
xadrez, os alunos foram avaliados com alguns exercícios de matemática retirados
do Banco de Questões da Obmep 2010, para que assim pudéssemos ter uma noção de
qual era o nível do raciocínio lógico e matemático de cada um.
A partir
disso, iniciamos as aulas no projeto. Essas acontecem uma vez por semana,
durante uma hora e meia, nas dependências do colégio. O conteúdo que está sendo
desenvolvido inicia do básico, como regras e movimentos de peças, e pretende ir
até os conteúdos mais avançados possíveis, como por exemplo, análise crítica de
partidas importantes e exercícios avançados de raciocínio.
Como os
alunos que estão participando das aulas de xadrez também participam das
atividades do projeto PIBID – Matemática, que ocorre no colégio a cerca de dois
anos e meio, poderemos analisar de perto e constantemente o processo de
desenvolvimento desses alunos através do xadrez, e se realmente ele é benéfico
ou não. Além disso, ao final do projeto de xadrez faremos diversas atividades
avaliativas para comprovar os resultados.
As aulas de
xadrez tiveram início em 12 de junho de 2012, com dez alunos participantes, e
aulas uma vez por semana, seguindo o calendário escolar até o final do ano
letivo. No decorrer do projeto vamos organizar alguns torneios em sala e um
torneio interno, envolvendo todos os alunos do colégio. Os melhores
classificados neste serão motivados a participar do Festival de Xadrez, que ocorre
todos os anos em Francisco Beltrão e envolve as escolas do município.
Esperamos
que esta pequena iniciativa renda bons frutos e resultados positivos no seu
desfecho, que os alunos possam absorver alguma coisa boa dessa experiência e
que outros educadores também se sintam motivados a desenvolver atividades neste
sentido. Para nós, futuros professores, com certeza será muito gratificante e
de grande valia em nossa carreira.
“Educar é
semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
Preparação para a OBMEP e ENEM:
Durante este ano foram
formadas duas turmas de preparação para a OBMEP. Uma delas no período da manhã
contemplando alunos do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, sendo assim de
níveis 1 e 2 da prova da OBMEP. As aulas foram ministradas nas terças-feiras,
durante os três primeiros horários da manhã e com a participação de cerca de 15
alunos ao decorrer do ano. Com os mesmos foram trabalhados os principais conteúdos
do 6º, 7º e 8º anos e que são fundamentais para a realização de uma boa prova,
sendo estes:
Conjunto
dos números naturais – Fundamentação histórico-cultural,
reta numérica com números naturais, operações básicas, expressões numéricas,
atividades de fixação e problemas;
Multiplicidade
e divisibilidade – Critérios de divisibilidade de 2, 3, 4, 5,
6, 8, 9 e 10; múltiplos e divisores dos números naturais, números primos,
decomposição em números primos, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum,
atividades de fixação e problemas;
Conjunto
dos números inteiros - Fundamentação
histórico-cultural, reta numérica com números inteiros, operações básicas,
expressões numéricas, atividades de fixação e problemas;
Conjunto
dos números racionais - Fundamentação
histórico-cultural, reta numérica com números racionais, forma decimal,
percentual e fracionária dos números racionais, tipos de fração, comparação de
frações, operações básicas, simplificação de frações e forma irredutível de uma
fração, expressões numéricas, atividades de fixação e problemas;
Geometria
– Classificação e nomenclatura das figuras planas, cálculo da área e do
perímetro das figuras planas mais simples: triângulo, quadrado, retângulo, noções
de volume, volume paralelepípedo, atividades de construção, fixação e
problemas;
Grandezas
e medidas – Principais unidades de medida, comparação e
transformação de medidas, atividades de fixação e problemas;
Equação
e sistemas de equação de primeiro grau - Fundamentação
histórico-cultural, expressões algébricas, equação de primeiro grau, sistema de
equações de primeiro grau, atividades de fixação e problemas;
Razão
e proporção - razão, proporção, relação entre grandezas
diretamente e inversamente proporcionais, regra de três simples, atividades de
fixação e problemas.
Durante todos os conteúdos
vistos durante o ano, foram trabalhados exercícios e problemas retirados das
provas e do Banco de Questões da OBMEP, e que envolviam os conteúdos ditos. Além
disso, por considerarmos de extrema importância, sempre buscamos trabalhar com
lógica matemática, principalmente com exercícios que desenvolvessem a
capacidade de pensar e de resolver problemas de nossos alunos.
Para facilitar a
aprendizagem dos conteúdos e tornar as aulas mais interessantes, foram
utilizados diversos recursos lúdicos, como: jogos, atividades recreativas,
dobraduras, montagem do cubo mágico, etc.
No período da tarde,
trabalhamos durante os três primeiros horários com alunos de 9º ano do Ensino
Fundamental e com alunos do Ensino Médio, visando a preparação dos mesmos para
as provas da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e
ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Nesta turma as atividades foram
diversificadas e atendendo aos dois objetivos da mesma. Com estes alunos também
trabalhamos com alguns conteúdos estruturantes como: estatística, análise
combinatória, probabilidade, progressão aritmética e geométrica, geometria
plana e espacial, equações de primeiro e segundo grau, matemática financeira, e,
exercícios e problemas envolvendo os conteúdos vistos.
Além disso, como na outra
turma, trabalhamos bastante com exercícios e problemas de lógica, visando o
desenvolvimento intelectual e cognitivo dos nossos alunos. Com esta turma, nos
detemos bastante na resolução de exercícios, principalmente retirados do banco
de questões e das provas anteriores da OBMEP, e das provas dos anos anteriores
do ENEM. Com isso, buscamos dar aos nossos alunos, uma noção dos tipos de exercícios
e conteúdos que são cobrados normalmente, além de terem conseguido desenvolver
a capacidade interpretar e trilhar os caminhos buscando a resolução correta.
Avaliação das atividades
desenvolvidas:
De modo geral as
atividades ocorreram bem durante este ano de 2012, que já é o terceiro ano do
projeto PIBID Matemática no colégio. Muitos dos alunos participam desde o
início do mesmo, mas, todos os anos temos a entrada de alunos novos, o que
diversifica as turmas e dá a oportunidade de outras pessoas participarem.
Os alunos que participam
do projeto são, em sua maioria, comprometidos com a tarefa de estudar e
interessados pelo que fazem, querem sempre aprender mais e ir além da sala de
aula.
Alguns dos alunos que
passaram pelo projeto estão hoje estudando como bolsistas em colégios
particulares e outros já estão até frequentando cursos superiores. E esta é,
portanto, uma experiência muito gratificante para todos os envolvidos nele.
Além disso, durante todo
este tempo como bolsistas do projeto PIBID, nos deparamos com diversas
situações, tanto fora quanto em sala de aula, que nos fizeram crescer como
pessoas e como profissionais da educação. Tivemos a oportunidade de conhecer a
realidade da educação pública em nosso país e das dificuldades encontradas em
nossa profissão, além de termos a oportunidade de experimentar, tentar novas
técnicas de ensino, de provar, e tudo isso foi e será muito importante para nossa
vida como futuros professores. Por fim, tivemos a oportunidade de conhecer e
desenvolver muitas coisas novas durante este período, conhecemos muitas pessoas
e fizemos amigos, e sobretudo, amaduremos muito nossas idéias como
profissionais da educação.
ATA
DA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO PIBID 2012 DO COLÉGIO ESTADUAL ARNALDO FAIVRO BUSATO
– ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FRANCISCO
BELTRÃO-PR
Às 08 horas e 22 minutos do dia 11 do
mês dezembro do ano de 2012, tendo por local as dependências do Colégio
Estadual Arnaldo Faivro Busato – FB, foi realizada uma reunião visando discutir
sobre as atividades desenvolvidas no projeto PIBID Matemática no colégio
durante o presente ano. A seguir constam os tópicos discutidos na reunião:
1. Durante este
ano de 2012 não foram desenvolvidas atividades de reforço escolar, visto que a
escola é de pequeno porte e a mesma já desenvolve atividades nesta área;
2. Foram
desenvolvidas neste ano atividades com alunos de níveis 1, 2 e 3. Estas foram
de grande valia para a aprendizagem e crescimento dos alunos, porém vimos maior
falta de interesse do que nos anos passados, o que resultou na falta de
medalhistas e de menções honrosas, considerando também, que por ser esta uma
escola de pequeno porte tivemos poucos representantes nas provas da OBMEP da
segunda fase;
3. No Colégio
Estadual Arnaldo Faivro Busato, nunca foram realizadas atividades de
acompanhamento dos bolsistas na sala, pela necessidade de manter os alunos
durante todo o período, visto que os alunos que participam do projeto
permanecem o dia todo nas dependências do colégio. Logo, não foram criados
cadernos de tarefas para os alunos;
4. Em relação à
infraestrutura da escola, a mesma disponibilizou uma sala própria para o PIBID
neste ano, o que muito interessante, já que pudemos desenvolver nossas
atividades com maior liberdade e espaço físico. Quanto aos recursos, a escola
sempre nos disponibilizou impressões e materias lúdico pedagógicos para uso
durante nossas aulas. Além disso, sempre tivemos todos os espaços das
dependências do colégio à nossa disposição para uso em nossas atividades;
5. No conselho de
classe foi discutida a aprendizagem dos alunos e maneiras de melhorá-la em sala
de aula e também na sala de apoio à aprendizagem que é disponibilizada pela
escola aos alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental;
6. Para o ano de
2013 está previsto no calendário escolar que a Semana Pedagógica será realizada
nos dias 04 a
08 de fevereiro, visto que os dias 07 e 08 são destinados ao Planejamento
Escolar;
7. A equipe do
PIBID Matemática 2012 no colégio sempre esteve bem entrosada, trabalhando
sempre em conjunto, discutindo as idéias e novas formas de dar andamento ao
projeto. No decorrer do ano não ocorreram problemas significativos que pudessem
interferir no andamento do projeto;
8. Um dos principais benefícios do blog é que
esta é uma nova forma de levar o conteúdo aos alunos, de forma dinâmica e
diferenciada, porém como se trata de um colégio do interior, muitos alunos não
tem acesso ao mesmo. Além disso, o blog como um todo é de grande valia, pois é
uma forma de divulgar novas ideias e de mostrar à sociedade o que o projeto
PIBID Matemática tem feito, além de proporcionar novas idéias sobre o ensino da
matemática.
Estiveram presentes na reunião a
diretora do colégio, Leila Ronsani, a pedagoga Alexandra Mônica Steinbach, a
supervisora do projeto na escola, Beatriz Lestch da Silveira, bem como os
bolsistas PIBID, Joel Tiago de Medeiros Tavares e Mônica Piotsckowski. Os trabalhos
foram finalizados às 09 horas e 22 minutos daquela data. Para constar, eu, Mônica
Piotsckowski, lavrei a presente Ata que será assinada por todos os
participantes da reunião.
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Assinatura da
diretora do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato - FB
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Nome completo
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Assinatura da
pedagoga do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato - FB
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Nome completo
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Assinatura da
supervisora do PIBID Matemática na escola
_____________________________________
Nome completo
____________________________________
Assinaturas dos
bolsistas PIBID Matemática na escola
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Nomes completos
eu tava na messa um
ResponderExcluireu tava na messa 2
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